sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Maria José Soares Póvoa


  • Nasceu às cinco da manhã do dia 16 de Fevereiro de 1897. Filha legítima de Ricardo da Cruz Póvoa, Jornaleiro, e de Basilíssa dos Santos Soares, naturais de Santa Maria da Devesa, Castelo de Vide, moradores na Rua do Poço Novo, na mesma freguesia. Baptizada no dia 19 de Abril de 1897 na Igreja Paroquial de Santa Maria da Devesa, Castelo de Vide. Neta paterna de Inácio Póvoa, natural de Santa Maria da Devesa, Castelo de Vide, e Catarina da Alegria, natural de São Julião, Portalegre. Neta materna de João Pedro Soares, natural de São João Baptista, Castelo de Vide, e Maria da Cruz Ribeiro, natural de Santa Maria da Devesa, Castelo de Vide. Foram padrinhos José Paulo, jornaleiro, e Maria José.
  • Antes de casar, em 1918, morava no Sítio de São Pedro, Portalegre.
  • Casou no dia 27 de Junho de 1918 com Manuel Joaquim Filipe Pepe na Sé Catedral de Portalegre. Foram testemunhas Manuel Maria Pepe, casado, criado de servir, Vicente Soares, solteiro, empregado na fábrica da luz e Maria José Soares, solteira, doméstica. Assinou o seu assento de casamento (sabia escrever). Foi morar para a Rua de Santa Clara, na freguesia da Sé de Portalegre.
  • A 24 de Junho de 1920, às 19 horas, nasceu em casa a primeira filha, Ludovina Soares Pepe.
  • Por volta de 1923 nasceu a segunda filha, Antónia Soares Pepe.
  • Morreu no Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre a 9 de Março de 1949, de hemorragia cerebral. Foi sepultada no cemitério público de Portalegre.


    Assento de Baptismo
    Assento de Casamento

    Assento de óbito


    Manuel Joaquim Filipe Pepe e Maria José Soares Póvoa


    Ludovina Soares Pepe


    Antónia Soares Pepe


Sem comentários:

Enviar um comentário